Cantar de galo rumo à liderança: Benfica vence Gil Vicente em Barcelos

O Benfica venceu esta sexta-feira o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, por 0-3, no jogo em atraso da 24.ª jornada do campeonato. Aursnes, aos 22 minutos, Belotti, aos 51′, e Di María, de penálti, aos 90+7′, fizeram os golos que permitem aos encarnados igualar o Sporting no topo da classificação, com 62 pontos.

César Peixoto mudou três jogadores no onze do Gil Vicente, com Buatu no lugar do capitão Rúben Fernandes, Tidjany Touré em vez de Fujimoto e Pablo na frente de ataque, em detrimento de Carlos Eduardo. Do lado do Benfica, e em relação à equipa que venceu o Rio Ave, Belotti substituiu Pavlidis, que começou no banco de suplentes, tal como o regressado Di María.

Arranque a todo o gás

O Benfica entrou forte e, logo aos 2 minutos, Amdouni desmarcou Aursnes, que viu Andrew fazer uma mancha decisiva para evitar o 0-1. Aos 5′, à entrada da área, Amdouni testou a pontaria de pé esquerdo, com remate ao lado. Na resposta, aos 6′, João Teixeira cruzou e Pablo surgiu sozinho para cabecear, valendo Trubin a desviar para canto.

Depois de um arranque a todo o gás, a partida foi perdendo velocidade, apesar do domínio encarnado, com o Gil Vicente a tentar surpreender em transições ofensivas. Aos 18′, porém, uma arrancada de Belotti valeu livre perigoso para o Benfica, em cima da linha de grande área, com amarelo a Zé Carlos, mas Andrew parou o remate de Kokçu, aos 20′.

Supremacia traduzida

Aos 22 minutos, porém, surgiu mesmo o golo do Benfica, com a jogada de Bruma, no corredor esquerdo, a culminar com o cruzamento para a área, onde Aursnes finalizou de primeira, apontando o 0-1.

Sem reação gilista, aos 38 foi novamente o Benfica a rematar, desta feita com Belotti, de pé esquerdo, a atirar ao lado, antes de Bruma, aos 40′, rematar à figura de Andrew. Aos 43′ foi novamente o extremo ex-SC Braga a criar perigo, com um pontapé de bicicleta, desviado por Andrew, mas invalidado por falta de Bruma.

Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Belotti para a tranquilidade

A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas e logo com um amarelo a Santi García, por falta sobre Otamendi, e outro a Buatu, aos 50′, precisamente antes do segundo golo do Benfica: livre batido por Kokçu, cabeceamento de António Silva e Belotti a encostar, levando tudo à frente, para assinar o 0-2 aos 51′.

Tomás Araújo KO

Aos 55 minutos, já com Dahl chamado ao banco, Tomás Araújo sentou-se no relvado, saiu mesmo de campo, com Aursnes a derivar para a direita enquanto o sueco não entrou, aos 58′, juntamente com Akturkoglu, que entrou no lugar de Amdouni. Aos 59′ Santi García, de primeira, rematou ao lado da baliza de Trubin, antes de César Peixoto lançar Fujimoto e Bermejo, tirando Touré e João Teixeira (61′). Aos 67′, o treinador do Gil Vicente acrescentou Carlos Eduardo e Cáseres, nos lugares de Pablo e Santi García.

O regresso de Di María

Aos 70 minutos o Gil Vicente criou perigo, com Félix Correia a rematar para defesa de Trubin, antes de Bruno Lage apostar em Di María e Pavlidis, aos 74′, tirando Bruma e Belotti. Logo na primeira intervenção, aos 78′, o extremo argentino, pelo corredor central, tentou um golo de belo efeito, mas a bola saiu ao lado da baliza de Andrew, antes de Pavlidis, aos 79′, rematar muito por cima.

Aos 81′ César Peixoto esgotou as alterações, lançando Kazu no lugar de Sandro Cruz, antes de Bruno Lage seguir-lhe os passos, colocando Renato Sanches em vez de Kokçu, aos 86′, já depois de Fujimoto ter desperdiçado livre em posição promissora, após falta de Akturkoglu sobre Bermejo, que valeu mesmo amarelo ao extremo turco.

Já a fechar os seis minutos de compensação, Di María caiu na área, tocado por Josué, e o próprio extremo argentino, no regresso à competição, fechou o resultado com o 0-3, da marca dos 11 metros, num triunfo incontestado do Benfica, que iguala assim o Sporting na liderança do campeonato, com 62 pontos, mais nove que FC Porto e SC Braga.

Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Bruma (Benfica)

O mapa de calor de BrumaOpta by Stats Perform/Profimedia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *